O Grupo Serra Verde (“Serra Verde”) tem o prazer de anunciar a publicação do seu primeiro Informativo de Sustentabilidade, abrangendo o Grupo e a sua unidade operacional, Serra Verde Pesquisa e Mineração (“SVPM”).
O Informativo de Sustentabilidade resume o trabalho significativo conduzido até a data, define como esse trabalho será desenvolvido no futuro e destaca as principais conquistas, incluindo:
- Saúde e Segurança: Mais de 10 milhões de horas trabalhadas sem incidentes com afastamento.
- Responsabilidade ambiental: Adoção de técnicas avançadas de mineração e processamento que reduzem significativamente os impactos ambientais.
- Engajamento com a comunidade: Desenvolvimento e manutenção de fortes relações com as comunidades locais com uma taxa de aprovação de 90% dos stakeholders locais.
- Desenvolvimento econômico: Como um dos maiores empregadores e contribuintes da região de Minaçu, temos orgulho de contribuir para a economia local, apoiando fornecedores e criando empregos, com atualmente mais de 1.300 pessoas (incluindo colaboradores e prestadores de serviços). Mais de 70% dos funcionários da SVPM são da região de Minaçu e quase 30% destes são mulheres – um índice bem acima das médias na indústria da mineração no Brasil.
A Serra Verde tem como objetivo se tornar a fornecedora mais sustentável de ETRs no mundo, aproveitando a atraente geologia de argila iônica de seu depósito Pela Ema, acesso a energia renovável e localização vantajosa no Brasil, em uma jurisdição com forte histórico de mineração, boas relações comunitárias e uma força de trabalho qualificada.
O Grupo Serra Verde planeja expandir a produção, desenvolver as operações da SVPM e avaliar o potencial para uma nova etapa para a Fase II, que poderia dobrar a produção da mina até ao final da década. Esses planos de longo prazo exigem uma operação segura e responsável, com um foco na incorporação de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em todo Grupo e em sua operação.
Ricardo Grossi, Presidente da SVPM e COO do Grupo Serra Verde, disse:
“Estamos liderando a indústria de ETRs do Brasil, um testemunho de nosso espírito pioneiro e dedicação incansável. Iniciamos a produção e agora somos um ativo estratégico importante para o Brasil e para o mercado global. Nosso foco continua sendo a otimização de nossos processos, a expansão de nossa capacidade e o estabelecimento de altos padrões de sustentabilidade”.
Contatos:
Aura Financial
Email: serraverde@aura-financial.com
Tel: +442073210000
Michael Oke / Andy Mills
Assessoria de imprensa Brasil
ML&A Comunicações
Fernanda Beatriz
fernanda.beatriz@mla.com.br
(11) 96654-0379
Fernanda Elen
Sobre a Serra Verde
Pela Ema, o depósito da Serra Verde em Minaçu, é grande e de longa duração, contendo uma proporção elevada de ETRs pesados e leves de alto valor, principalmente neodímio (Nd), praseodímio (Pr), térbio (Tb) e disprósio (Dy), que são fundamentais para a transição energética.
A SVPM é a primeira operação em escala fora da Ásia em produção dos quatro ETRs magnéticos críticos essenciais para a fabricação de ímãs permanentes usados em motores de veículos elétricos e geradores de turbinas eólicas. Isso torna Pela Ema um ativo estratégico dentro das cadeias de valor emergentes de produção de ímãs globais. A produção comercial começou no início de 2024 e a operação está atualmente em fase de expansão e em fase de otimização das instalações.
A operação está localizada em uma área de mineração consolidada, com acesso a mão de obra qualificada e próxima à infraestrutura existente de transporte, energia, água e outros serviços.
A SVPM é a maior operação de ETRs de argila iônica fora da Ásia. As argilas iônicas podem ser mineradas com técnicas de mineração a céu aberto de baixo custo e processadas com tecnologias simples, sem produtos químicos perigosos, britagem, moagem ou lixiviação ácida. Como resultado, nossos impactos ambientais são menores em comparação com outras operações de terras raras. Além disso, a operação tem acesso à rede elétrica com uma elevada proporção de energias renováveis.
Declarações Prospectivas
Este comunicado contém declarações prospectivas. Declarações que não são estritamente declarações históricas constituem declarações prospectivas e podem frequentemente, mas nem sempre, ser identificadas pelo uso de palavras como “espera”, “acredita”, “pretende”, “antecipa”, “planeja”, “estima”, “previsão”, “orientação”, “potencial”, “possível” ou “provável” ou declarações de que certas ações, eventos ou resultados “podem”, “irão”, “devem” ou “objetivos” ser tomados, ocorrer ou ser alcançados.
As declarações prospectivas incluem afirmações sobre a conclusão da optimização da Fase I do depósito Pela Ema, eliminação de gargalos, expansão da Fase II, benefícios e utilizações esperados das terras raras, produção, posição financeira e estratégia de negócios. As declarações prospectivas são baseadas em expectativas e suposições atuais e análises feitas pela Serra Verde e sua administração à luz de sua experiência e percepção de tendências históricas, condições atuais e desenvolvimentos futuros esperados, bem como outros fatores apropriados às circunstâncias. No entanto, se os resultados e desenvolvimentos reais irão se conformar às expectativas estão sujeitos a uma série de riscos e incertezas materiais, incluindo, mas não se limitando à capacidade de concluir com sucesso e dentro do prazo e orçamento a construção da Fase I do depósito Pela Ema, o sucesso da produção e o mercado e os preços das terras raras. A Serra Verde não se compromete a revisar ou atualizar publicamente quaisquer declarações prospectivas, exceto conforme exigido por lei.