Vice-presidente executivo da mineradora, Luciano Borges, afirma que o programa é uma poderosa ferramenta de gestão municipal
Minaçu (GO), dezembro de 2021 – Na quarta-feira (16), a Mineração Serra Verde (SVPM) reuniu representantes dos poderes públicos da saúde, educação, segurança, assistência social e coordenação de trânsito de Minaçu para apresentar os resultados dos seu Programa de Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos da cidade (PMISE).
Elaborado para contribuir e apoiar com o planejamento urbano local, com base de dados constituída nesse primeiro ano de trabalho, o Programa permanecerá sendo alimentado com indicadores socioeconômicos locais e atualizado anualmente. “Este trabalho de criação de um banco de dados para o município de Minaçu, em constante atualização, auxiliará a percepção dos pontos em que o advento de externalidades como, por exemplo, a pandemia, e até mesmo a chegada de novos atores econômicos, como a própria Serra Verde, contribuem para o desenvolvimento da comunidade. Por isso, o estabelecimento do Programa, sempre em articulação com o poder público, faz dele uma poderosa ferramenta de gestão municipal”, explica Luciano Borges, vice-presidente executivo da Mineração Serra Verde.
No encontro de apresentação dos resultados do primeiro ano do programa, foram destacadas informações da base de dados, com ênfase nos efeitos da pandemia no município de Minaçu, como a queda nas matrículas escolares e o aumento no número de profissionais da área de saúde contratados. Também foram identificados alguns efeitos decorrentes da construção da Serra Verde, quando apresentado o aumento do número de empregos formais no setor de construção em determinados períodos dos últimos anos.
Vale destaca que a base de dados do Programa utiliza técnicas cartográficas para uma análise mais apurada do aproveitamento do espaço físico municipal, assim como se distribui territorialmente a rede de ensino, saúde, assistência social entre outras. A espacialização de informações geográficas é um componente do PMISE, que pode ser útil para tomadas de decisões e desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico.
Sobre a Mineração Serra VerdeA Mineração Serra Verde foi fundada em 2008, com o objetivo de desenvolver um projeto de concentrado de terras raras em nível de classe mundial a ser implantado no município de Minaçu, Estado de Goiás, Brasil.
INFORMATIVO PARA A IMPRENSA
ML&A Comunicações
Fernanda Beatriz | Fernanda Elen
fernanda.beatriz@mla.com.br | fernanda@mla.com.br