Mineração Serra Verde é destaque na mídia

A Mineração Serra Verde foi destaque no Estadão como a primeira empresa brasileira a produzir elementos de terras raras (ETR) em larga escala. A matéria conta que a empresa iniciou sua produção comercial em janeiro de 2024, já com cartas de intenção de compra firmadas com refinarias chinesas e planeja alcançar capacidade plena de produção em dois anos, consolidando-se como uma alternativa fora da Ásia e projetando futuras expansões.

O presidente da SVPM Ricardo Grossi foi entrevistado e destacou: “Estamos lidando com materiais altamente estratégicos por suas aplicações. Somos a primeira operação a produzir esses quatro elementos fora da Ásia em argila iônica.”

Além disso, a matéria abordou um dos diferenciais da Serra Verde que é o seu compromisso com a sustentabilidade, começando pela extração realizada sem explosivos e com equipamentos de baixo impacto ambiental. O processamento adota reagentes químicos não agressivos e energia renovável. Os rejeitos também são tratados e empilhados a seco, minimizando riscos ao meio ambiente.

Em outra matéria, o Estadão falou sobre as terras raras, suas aplicações e seu processo de produção. Além disso, ressaltou que o Brasil, dono da terceira maior reserva mundial de ETR, tem atraído investimentos estrangeiros para explorar esses metais, cruciais por sua raridade e dificuldade de extração. Segundo Mathias Heider, especialista da Agência Nacional de Mineração (ANM) e que participou da matéria, a Serra Verde é hoje o maior projeto de produção de ETR no Brasil, posicionando o país como uma potencial concorrência à China, líder global no setor.

Confira as matérias no link: https://lnkd.in/eX4rpPpc